Redução do Impacto do Ciclo de Vida do Edifício – LEED (Portuguese)

Análise de Ciclo de Vida (ACV) é uma metodologia usada para avaliar os impactos ambientais associados a todas as etapas da vida de um produto ou serviço. É uma abordagem holística que engloba a extração dos materiais, processamento, fabricação, distribuição, uso, reparo, manutenção, descarte e reciclagem ao fim da vida útil. A ACV quantifica os impactos ambientais e compara a performance por meio da funcionalidade do produto ou serviço. A performance de um prédio comercial, por exemplo, pode ser avaliada por meio do impacto ambiental por m2 de área locável por ano (kgCO2/m2/ano). O estudo de ACV permite identificar as potenciais áreas para aumento de performance e redução de impacto ambiental, podendo também incluir recomendações de melhoria para a equipe de projeto. A ACV é regulada pelo padrão internacional ISO 14044 (e EN15978 especificamente para edificações) e a aplicação na área de construção civil é utilizada mundialmente para promover desenvolvimento sustentável.

Na certificação LEED, o objetivo do crédito Redução do Impacto do Ciclo de Vida do Edifício é otimizar o desempenho ambiental de produtos e materiais e permite obtenção de até três pontos. Apesar da metodologia permitir avaliar impactos relacionados a todo o ciclo de vida do projeto, este crédito LEED (opção 4) tem o foco apenas na estrutura e recinto do edifício, durante período de 60 anos. Ao comparar a performance do projeto proposto com o modelo de referência (Baseline), a equipe de projeto deve demonstrar redução de impacto de no mínimo 10% em pelo menos três categorias de impacto (por exemplo: aquecimento global, depleção da camada de ozônio e eutrofização).

A eTool, empresa Australiana especializada em avaliação do ciclo de vida de todo o edifício, desenvolveu o software eToolLCD que atende aos requisitos técnicos da norma ISO 14044 e pode ser utilizado na certificação LEED. A eTool iniciou operações em 2012, já completou mais de 300 análises internacionalmente e é pioneira no uso de ACV para certificação na Austrália (Green Star). Atualmente, está expandindo os serviços na Europa (BREEAM) e nas Américas. Os projetos LEED que utilizaram o software eToolLCD incluem: King Square 2 – Cundall (Austrália), Wildcat Building – Arup (Dinamarca) e ENOC Tower – AESG (Dubai).

“A única forma de garantir redução de impacto ambiental é quantificar a performance ao longo da vida útil do projeto e a metodologia de ACV foi desenvolvida para auxiliar na tomada de decisões. Este crédito LEED será muito importante para as equipes de projeto trabalharem de forma ainda mais integrada e o software eToolLCD facilita muito esta análise”, afirma Henrique Mendonça, engenheiro da eTool que está de volta ao Brasil depois de passar cinco anos na Austrália e se especializar na prática de ACV de toda a edificação.

Saiba mais sobre nossos projetos recentes aqui.

 

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply