Base de dados eToolLCD

A estrutura do software eToolLCD permite utilizar diversas bases de dados. Nosso banco de dados padrão é o ecoinvent, que está bem documentado e revisado, mas outras fontes de inventário de ciclo de vida ou declaração ambiental de produto também podem ser usadas. Também temos a base de dados BRE IMPACT na plataforma. O que não permitimos que os usuários façam é misturar fontes de dados no mesmo projeto pelo simples motivo de que isso leva a decisões de design insatisfatórias devido à diferenças geográficas, metodológicas e de escopo.

O inventário de ciclo de vida eToolLCD consiste em processos de materiais (>200), equipamentos e maquinários, diversos modos de transporte, matrizes regionalizadas de energia (eletricidade, gás, outras fontes), matrizes regionalizadas de fornecimento e tratamento de água.

A base de dados que utilizamos para desenvolver os projetos de ACV no Brasil é proveniente do ecoinvent 3.6 (EN15804 +A2) e regionalizada para América do Norte. Os dados Brasileiros disponíveis no ecoinvent são limitados e não permitem realizar a ACV de um projeto como um todo. Os processos de materiais disponíveis incluem cimento, concreto, bloco de concreto, resíduos em madeira, entre outros. À medida que uma quantidade maior de processos se tornarem disponíveis para o Brasil, a eTool tem interesse de inserção de uma base de dados Brasileira no software eToolLCD.

O estudo de ACV inclui análise de sensibilidade para verificar se os resultados condizem com a localização do projeto. Estas análises incluem por exemplo comparação com produtos que possuem Declaração Ambiental de Produto (DAP) ou outras referências acadêmicas como grupos técnicos de pesquisa e publicações nacionais e internacionais.

Enquanto a base de dados para o Brasil ainda está em desenvolvimento, conseguimos executar os estudos de ACV e gerar resultados dos impactos aproximados e modelar sugestões de melhorias para os projetos utilizando referências internacionais. A margem de diferença é pouco representativa e não altera os resultados finais nas comparações de inventário já realizadas pela eTool. As conclusões são que frequentemente há oportunidades tangíveis para grande redução de impacto ambiental a curto prazo e a prática de ACV auxilia identificar as principais áreas de investimento e melhoria. 

O Brasil possui um programa para desenvolvimento da base de dados nacionais. Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida – SICV é um banco de dados criado para abrigar Inventários do Ciclo de Vida (ICVs). Mais detalhes em SICV Brasil

Existem também programas acadêmicos para desenvolvimento de inventário de materiais e outros programas do governo em colaboração com agências internacionais como a ferramenta CE Carbon e o SIDAC Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção. 

O Brasil também possui um programa chamado EPD Brasil que faz parte do programa EPD International que administra e promove Declaração Ambiental de Produtos. Mais detalhes em EPD Brasil. A utilização de produtos que possuem declaração ambiental (DAP) incentivam cada vez mais o mercado a se preocupar com o meio ambiente, demonstrar transparência e assim complementar o banco de dados regional. Por isso a importância em exigir dos fornecedores a DAP de seus produtos.

O setor da construção civil é responsável por 38% do total das emissões globais, por isso é importante começar a agir agora com as ferramentas e base de dados que estão ao nosso alcance, realizar análises de sensibilidade e revisão independente, propor estratégias para minimização dos impactos durante estágio inicial de projeto e garantir que estamos acompanhando outros países mais desenvolvidos que tratam esse assunto com alta prioridade.

Fiquem ligados para novas atualizações. Mais detalhes sobre o software eToolLCD podem ser encontrados nos artigos abaixo:

What LCI Data Sources Does eToolLCD Use

Advantages of using EcoInvent in comparison with ICE database and EPD

eToolLCD Default LCI Regionalisation Methodology

Outras referências internacionais sobre Inventário de Ciclo de Vida:

Carbon Leadership Forum – Materials Baselines

RICS Building Carbon Database

Environmental Performance in Construction Database

Eco Platform – Reliable Product Data

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply