Considerações eTool Brasil 2021

Após um ano desafiador devido à pandemia, 2021 nos trouxe a esperança de pensarmos em um mundo melhor e de realmente entendermos os impactos ambientais que nos cercam e principalmente buscar soluções para mitigar os efeitos do aquecimento global.

Muitas empresas de engenharia e consultoria ambiental, construtoras e incorporadoras têm nos procurado para quantificar as emissões de carbono e buscar melhorias de projeto para reduzí-las ou neutralizá-las. O setor da construção civil ainda continua sendo responsável por quase 40% das emissões globais de carbono, ou seja um dos setores que mais contribui para as mudanças climáticas.

A Avaliação de Ciclo de Vida tem cada vez mais sido reconhecida globalmente como o método mais eficiente para quantificar as emissões, entender onde estão os maiores impactos do projeto e dessa forma auxiliar equipes de projeto no processo de tomada de decisão.

Uma das principais atuações para a eTool Brasil continua sendo o crédito de ACV para certificações como LEED, e isso é ótimo porque ajuda a promover o uso de ACV como ferramenta de projeto e real redução de impacto, e não somente uma busca por pontuação ou atendimento aos requisitos da certificação. Outra demanda em ascensão é inventário de carbono e meta de Carbono Zero (Net Zero), ou seja para quantificar as emissões e ajudar neutralizá-las como parte de programas de ESG e relação com investidores.

O time da eTool esteve bastante focado na elaboração de propostas e projetos para atender a crescente demanda por serviços e consultoria de ACV para a construção.  Além da consultoria em ACV, a procura pelo nosso software eToolLCD tem aumentado cada vez mais. Novas empresas de engenharia e consultorias estão planejando incluir ACV em todos os projetos de edificação e infraestrutura, dessa forma aumentando o portfolio de serviços. As vantagens são o custo mais acessível para conduzir o estudo, o diferencial de entrega dos resultados dos impactos e melhoria no projeto auxiliando as equipes envolvidas e entender principalmente os impactos incorporados (Materiais), que antigamente eram deixados de lado ou eram muito difícil de executar o estudo para entendê-los, a simplicidade e facilidade que a ferramenta transmite para executar o estudo e a integração com BIM (Revit) que ela proporciona.

  • Nossa ferramenta de ACV (eToolLCD) personalizada para a indústria da construção fica mais robusta e dinâmica a cada ano, o que facilita a utilização e melhora a consistência alinhada com padrões internacionais e requisitos técnicos.
  • A ferramenta é constantemente revisada por equipes de segurança especializadas conforme expandimos nosso mercado global com agências governamentais e grandes organizações empresariais.
  • Somos reconhecidos por nossa integridade, trabalho em equipe e paixão pelo meio ambiente. Ao longo do ano, apoiamos grupos de trabalho técnicos em diferentes programas de certificação ambiental de infraestrutura e edifícios, bem como regulamentos governamentais. Também realizamos vários webinars e produzimos artigos para compartilhar nosso conhecimento com nossos clientes, parceiros e profissionais da indústria.
  • O Etool fez uma parceria com uma empresa global para acelerar a adoção de projetos de ciclo de vida em projetos de construção e reforma que visa melhorar a qualidade de vida da sociedade em equilíbrio com o planeta.
  • Celebramos a cada ano pela confiança de ter clientes como vocês  e também por expandirmos para novos mercados e diferentes regiões.

Agradecemos a todos os nossos clientes pelo apoio e contribuição para transformar a indústria e criarmos juntos um futuro de baixo carbono.

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply