Uso do software eToolLCD para pesquisa no Brasil

Objetivo da pesquisa

 

  • Propagar uso de ACV de Edificações e Infraestrutura no Brasil.
  • Criar estudos de caso utilizando eToolLCD e publicar no site da eTool
  • Promover webinars para apresentação dos estudos de caso e da metodologia de ACV
  • Desenvolver conhecimento específico do software eToolLCD
  • Integração com inventário e DAPs Brasileiras

Descrição do Programa

Atualmente a eTool Brasil tem desenvolvido trabalhos acadêmicos para incentivar o uso do software eToolLCD nas faculdades, a fim de auxiliar os projetos, estudos e pesquisas de edificação a quantificar os impactos de emissões de gases de efeito estufa através da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV).

 

A ferramenta comparada com outras no mercado tem maior interatividade, facilidade de manuseio, disponibilização de inventários regionais atualizados, possibilidade de acrescentar EPD,  integração com BIM(Revit) ou importação por .CSV(Excel), análises de hot spots, relatórios completos, atendimento às normas ISO14044 e EN15978 abrangendo todos os estágios de ciclo de vida (A-D). Por fim sua plataforma é inteiramente na nuvem, ou seja, você acessa de qualquer navegador de forma simples e intuitiva.

 

Ultimamente alunos de universidades federais/estaduais têm feito o uso da ferramenta em projetos acadêmicos,  trabalhos de conclusão de cursos ou até mesmo analisando impactos de métodos construtivos diferentes. Todo esse foco tem como única finalidade, melhorar o mercado da construção civil auxiliando equipes de projetos na área ambiental e sustentável, além de ajudar a diminuir e neutralizar as mudanças climáticas.

 

A eTool disponibiliza para esses usuários do eToolLCD a licença Researcher que tem o prazo de 1 ano para utilizar e conhecer os recursos da ferramenta. O inventário de materiais não é versão mais atualizada do Ecoinvent, portanto se existir algum projeto que demande informação do inventário atual regional, deve-se aderir a subscription Consultant. Dependendo do tipo de projeto e da finalidade, a eTool avalia a possibilidade de entrar como parceiro incluindo o usuário no programa grupo de pesquisas, que trás como um dos benefícios o acesso a base de dados atualizada e auxílio para desenvolver o estudo.

 

O Programa  de Pesquisas em parceria com a eTool visa incentivar o uso do software, entregando contrapartida alguns benefícios, bem como ainda utilizar a licença Researcher com a base de dados atualizada na última versão, suporte para ajudar a desenvolver o projeto, a utilizar recomendações com o propósito de melhorá-lo a fim alcançar o carbono zero dos projetos.

 

Reunião do grupo de trabalho 1 vez a cada 2 meses

 

Projeto básico de exemplo: Lar Circular

 

Conteúdo do Programa de Pesquisa

 

  • Visão Geral sobre Emissões de GEE, desafios e soluções
  • Tendências globais em ações relacionadas às mudanças climáticas
  • Visão Geral sobre Emissões de GEE no setor da construção, desafios e soluções
  • Tendências globais em Avaliação de Desempenho Ambiental na Construção
  • Normas (Standards) de Meio Ambiente e Emissões de GEE – Construção (EN15978)
  • Programas de Meio Ambiente e Emissões de GEE – Construção (Sinduscon, LEED)
  • Aprofundamento sobre os Métodos de Avaliação de Impacto de Ciclo de Vida (LCIA Methods Deep Dive)
  • Aprofundamento sobre Declaração Ambiental de Produto Environmental Product Declarations (EPDs) Deep Dive
  • Processo Net Zero Carbono desde Conceito > Projeto > Construção e Operação.

Feedback dos estudantes e pesquisadores

Tivemos um retorno positivo da maioria dos estudantes e pesquisadores no Brasil que utilizaram o software, seja para um trabalho de conclusão de curso, um projeto acadêmico, projeto com ganho comercial e até pesquisas para comparações de métodos estruturais e materiais.

 

Nome do Projeto: POTENCIAL DA REDUÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS DE UM PROJETO DE EDIFICAÇÃO VISANDO À CERTIFICAÇÃO LEED ATRAVÉS DA FERRAMENTA eToolLCD (Páginas 434-440).

Autor: Joana Giugliani – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, joana.giugliani@ufrgs.br

Feedback:

O software eToolLCD permitiu demonstrar redução de impactos de 7 a 12% nas categorias consideradas pelo LEED v4, sendo considerado satisfatório para apoiar a realização de ACV visando à certificação. O que determinou a escolha da ferramenta foi a sua crescente utilização, especialmente em projetos que pretendem adquirir a certificação LEED no Brasil. 

O software eToolLCD, conta com uma vasta biblioteca de Templates de materiais, produtos e sistemas que podem servir como base da avaliação quando o projeto está ainda em nível conceitual. Esses Templates podem ser customizados para que se aproximem mais do produto real ou para que agreguem características de determinado componente, presentes em uma Declaração Ambiental de Produto ou EPD (Environmental Product Declaration), por exemplo. As adaptações podem incluir o tipo de transporte utilizado, cenário de manutenção, vida útil do produto, inserção da matriz energética nacional. Um Template próprio pode ser criado, desde que formado por componentes da base de dados acoplada ao programa.

O software eToolLCD gera relatórios com tabelas e gráficos que expressam os resultados dos impactos ambientais potenciais de diversas maneiras: desde resumos dos impactos até resultados individuais para cada categoria, mais detalhados, que fornecem subsídios para análises e comparações.

O uso do software eToolLCD como suporte ao projeto possibilitou, em pouco tempo, testar diferentes soluções, as quais nortearam as escolhas finais de materiais.

 

Nome do Projeto: Edifícil Residencial

Autor: Vanessa Scherer

Feedback:

“O software é de fácil utilização, bastante intuitivo, um profissional com pouco conhecimento em ACV é capaz de utilizá-lo. Elaborar a ACV de uma edificação é um processo complexo, visto o elevado número de elementos que compõem a edificação. Além disso, cada um destes elementos possui uma vida útil diferente o que torna o processo de modelagem da etapa operacional bastante complexo. Neste sentido, o eTool auxilia bastante o usuário fornecendo dados default, que podem ser atualizados quando necessário. Outro aspecto positivo foi o suporte dados pelo time eTool, que sempre retornou e deu suporte nas dúvidas reportadas.”

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply