Resultados

Impacto por m²
(unidade de medida)
Projeto Realizado% de redução
comparado ao Baseline
Potencial de Aquecimento Global
(kgCO2e)
302,5614%
Depleção da Camada de Ozônio
(mgCFC-11)
7,5130%
Acidificação da terra e fontes de água
(kgSO2e)
1,4315%
Eutrofização
(kg PO4 eq)
0,3115%

As principais melhorias do projeto que resultaram na redução de impacto dos materiais foram:

  • Estudo de resistência do solo in loco e simulações computacionais para a otimização do dimensionamento das estacas;
  • Reutilização do piso existente em uma área de 4.993 m², reduzindo consumo de materiais e maquinários associados para criar a via de acesso para entrada e saída de caminhões, principalmente no período de chuvas pesadas;
  • Otimização dos pilares de concreto pré-fabricado, reduzindo o consumo de concreto e aço de reforço.

Premissas da ACV

A ACV do projeto Makro Aracaju foi produzida para atender os requisitos da norma europeia EN15978 incluindo os módulos de ciclo de vida (A1-A5, B1-B5, C1-C4 e D1-D5) e abordando o desempenho da edificação como um todo. A ACV, ferramenta de projeto usada para auxílio na tomada de decisão, foi usada neste projeto para quantificar o resultado final tendo em vista que a construção já estava concluída.

Função Equivalente

O projeto Referência (Baseline) e o projeto Proposto possuem a mesma função (área em m²), a mesma área e orientação.  Os resultados estão caracterizados por metro quadrado para um período de 60 anos, considerando área total de 7420.88 m².

Vida Útil

A ACV considera vida útil de 60 anos e permite que os impactos relacionados à implementação, manutenção, troca e fim de vida sejam considerados adequadamente.

Certificação LEED

A realização da ACV e demonstração da redução de impacto seguindo os requisitos do crédito Building Life Cycle Impact Reduction (option 4) contribuiu com a obtenção de três pontos para a certificação LEED.

Software e Inventário de ACV

O software utilizado para o estudo é o eToolLCD da empresa eTool. O eToolLCD atende as normas ISO 14044 e EN 15978 e produz resultados para os indicadores de impactos requeridos. A base de dados do software (inventário) é o Australasian V11 Life Cycle Strategies o qual atende a norma ISO14044. O método de caracterização dos indicadores de impacto é CML IA Baseline V4.5 (Institute of Environmental Science).

Impacto Incorporado dos materiais

A ACV do projeto realizado inclui os impactos incorporados dos materiais da fundação, estrutura, envoltória e cobertura. os impactos incorporados relacionados aos materiais, manutenção e fim de vida acabam dominando os resultados finais.  A redução no consumo de materiais como aço e concreto apresenta uma redução significativa no final da comparação entre o baseline e projeto realizado. Vale ressaltar para futuros projetos que o quanto antes a ACV for realizada maior serão as chances de reduzir estes impactos e viabilizar financeiramente também estas melhorias relacionadas aos materiais.

Principais objetivos da ACV

  • Quantificar as principais estratégias de melhoria implementadas no projeto e identificar a contribuição de cada uma no aumento de desempenho ambiental do projeto como um todo;
  • Criar dados de referência para ACV de estabelecimentos comerciais no Brasil;
  • Criar um estudo de caso para promover o uso da metodologia no Brasil e na certificação LEED;
  • Apresentar para o setor da construção que ACV é uma prática viável e amplamente utilizada internacionalmente para promover desenvolvimento sustentável.

Este estudo foi conduzido por Henrique Mendonça e certificado por Richard Haynes da eTool.