Resultados ACV

Impacto por m²
(60 anos)
Projeto Proposto             

 % de redução comparado ao Baseline

Potencial de Aquecimento Global
(kgCO2 eq)
2.00020%
Eutrofização
(kg PO4 eq)
1.9012%
Acidificação da terra e fontes de água
(kgSO2 eq)
8.2914%

As principais melhorias recomendadas do projeto que resultaram na redução de impacto incorporado dos materiais para esse estudo de desempenho ambiental foram:

Esse estudo foi importante para identificar as áreas de maior impacto e auxiliar a equipe de projeto na priorização das estratégias de melhoria de acordo com a relevância de cada uma.  A ACV foi feita durante a fase inicial de desenvolvimento do projeto que ajudou a equipe de projeto a melhorar a construção com foco em redução dos impactos e servindo de referência para projetos futuros.

Premissas da ACV Integrada

Esse estudo incluiu todos os módulos de ciclo de vida (A1-A4, B1-B7, C1-C4 e D1-D5)  abordando o desempenho ambiental da edificação como um todo de acordo com a norma europeia EN 15978. Dessa forma abrangendo todo os impactos de materiais e operacional.

Software e Inventário de ACV

O software utilizado para o estudo é o eToolLCD da empresa eTool. O eToolLCD atende as normas ISO 14044 e EN 15978 e produz resultados para os indicadores de impactos requeridos. A base de dados do software (inventário) utilizada foi a Australasian v11 Life Cycle Strategies/EcoInvent o qual atende a norma ISO14044. O método de caracterização dos indicadores de impacto é CML IA Baseline V4.5 (Institute of Environmental Science).

Função Equivalente

O projeto Referência (Baseline) e o projeto Proposto possuem a mesma função área em m², a mesma área e orientação. Os resultados estão caracterizados por metro quadrado para um período de 60 anos, considerando área total de 396.73 m² das três células A,B,C.

Vida Útil

A ACV considera vida útil de 60 anos e permite que os impactos relacionados a manutenção, troca e uso operacional sejam considerados adequadamente.

Principais objetivos da ACV

  • Quantificar as principais estratégias de melhoria implementadas no projeto e identificar a contribuição de cada uma no aumento de desempenho ambiental do projeto como um todo
  • Criar dados de referência para ACV de residências no Brasil
  • Criar um estudo de caso para promover o uso da metodologia no Brasil
  • Apresentar para o setor da construção que ACV é uma prática viável e amplamente utilizada internacionalmente para promover desenvolvimento sustentável.

ACV Impactos e Reduções

A ACV do projeto realizado incluiu os impactos incorporados dos materiais da fundação, estrutura, envoltória e cobertura, e impactos operacionais (fornecimento e tratamento de água e consumo de energia).No projeto inicial os maiores  impactos foram relacionados aos materiais, energia, manutenção e fim de vida, contabilizando 2,440 kg de CO2e/m².

As melhorias de substituições de concreto por estrutura de madeira apresentou um importante papel na redução dos impactos.

Os impactos operacionais com consumo de energia foram reduzidos significativamente com as estratégias de eficiência energética propostas pela Inovatech Engenharia, a energia que estava em sendo o segundo maior impacto no começo do projeto caiu para quarta posição. As outras melhorias estruturais também contribuíram bastante.

Abaixo o gráfico (Impact Summary) com o resultado do projeto melhorado, mensurado por kg de CO2/m².

impact summary

Seguem abaixo as melhorias recomendadas para o projeto integrado incluindo a redução de emissões CO2e e percentual de redução com relação ao impacto total por kg de CO2e/M². Essa modelagem foi feita de forma mais simples, sem considerar os sistemas instalados e reduções do fornecimento e tratamento de água.

kg CO2e/m²% de redução
Projeto Inicial2,440
Melhorias aplicadas na parte estrutural
Fechamento interno substituir placa de gesso acartonado por OSB-25.91.06
Fechamento externo substituir placa fibro cimento por OSB-71.12.92
Redução área envidraçada-10.80.443
Substituir isolamento PU por EPS telha sanduiche-232.009.51
Otimização projeto estrutural – redução de concreto e aço-22.20.911
Cimento CPIII 30% escoria-84.73.47
Shading brise44.00
Melhoria estrutural que influenciou na parte operacionalBeiral-52.62.16
Resultado Final2,00020.47%

Este estudo foi conduzido por Caio Alencar e certificado por Henrique Mendonça da eTool.